Buscar
  • Ricardo Rocha de Oliveira

Lideranças femininas do Sistema Profissional apoiam Eng. Ricardo Rocha



“Foi um momento importante para debater as questões pertinentes à participação e ao protagonismo da mulher Engenheira no nosso Sistema Profissional, bem como o apoio irrestrito do Eng. Ricardo Rocha nesse processo que compreende o papel estratégico da mulher Engenheira na sustentabilidade do Sistema. Ressalto a importância do Programa Mulher do Confea e do Crea-PR, ferramentas fundamentais para a discussão da temática de gênero e para a criação de ações que motivam e incentivam nossa presença no Conselho federal e estadual”, diz a Enga. Agrônoma Giucelia Figueiredo.


“O Dia Mundial das Mulheres na Engenharia (23.06) foi marcado por um bate papo não só entre as mulheres da Engenharia, mas também por vários colegas homens que reconhecem a importância de falarmos sobre o tema. Muitas propostas foram feitas, o que enriqueceu muito o debate”, completa a Enga. Agrônoma Marcia Laino, candidata à Conselheira Federal Suplente -Modalidade Agronomia (51).


Estas duas profissionais, ícones na participação no Sistema Confea/Crea/Mútua, junto com diversas lideranças femininas paranaenses – entre Conselheiras, Inspetoras e presidentes de Entidades de Classe – participaram de uma produtiva webconferência com o Eng. Ricardo Rocha (31) em comemoração ao Dia das Mulheres na Engenharia (23). Junto com ele, os Engs. Joel Krüger (22), Julio Russi (61) e Luiz Eduardo Caron (71), candidatos à presidência do Confea, Diretoria Geral e Administrativa da Mútua, respectivamente.


“Esta foi uma forma produtiva e colaborativa de comemorarmos a data e reforçarmos a importância que nossa gestão sempre deu à presença e atuação femininas no Crea-PR”, diz o Eng. Ricardo Rocha, lembrando das iniciativas referentes ao tema implantadas em sua primeira gestão na presidência do Conselho.


Entre elas, a presença histórica de mulheres na composição da diretoria, a nomeação feminina para assumir cargos de gerência – caso do Departamento de Fiscalização, Tecnologia de Informação e Gestão da Qualidade –, e diversos postos de destaque que hoje são conduzidos por mulheres, como a coordenação do Colégio de Inspetores (Eng. Civil Maria Estela Domingues) e o Colégio de Instituições de Ensino (Eng. Civil Adriana Tozzi). Também, os avanços no Comitê Mulheres do Crea-PR, que agora conta com 3 representantes em cada uma das 8 regionais do Conselho, de forma a dar capilaridade e difundir políticas de valorização da mulher no mercado de trabalho.


Como ações futuras, foram sugeridas e devidamente registradas pelo Eng. Ricardo Rocha ideias como o Crea-PR produzir publicações informativas sobre as diversas nuances que envolvem a presença das mulheres e o exercício profissional (entre elas o assédio, discriminação e valorização). Ainda, a criação de um prêmio de destaque para mulheres que são referência na Engenharia, Agronomia e Geociências, e a efetiva inserção no calendário de reuniões do Comitês Mulheres nos mais relevantes eventos do Conselho, como o EPEC, bem como a realização anual de um evento no Dia Internacional da Mulher (08.03).

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo