Buscar
  • Ricardo Rocha de Oliveira

Carta aberta ao Eng. Ênio Padilha



O Engenheiro Ênio Padilha publicou uma carta aos Presidentes eleitos dos Creas, que pode ser acessada em http://www.eniopadilha.com.br/blog2020/blog2020_post.php?CODIGO=11138

Abaixo, segue a carta aberta de minha autoria, uma resposta ao Engenheiro. Trata-se de um diálogo aberto que propõe uma reflexão conjunta.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”

Eleanor Roosevelt

Prezado amigo Engenheiro Ênio Padilha, muito pertinente sua avaliação sobre a necessidade de repensarmos nossa forma de atuação e nosso papel, proposta feita pelo seu artigo CARTA AOS PRESIDENTES ELEITOS DOS CREAS.


O momento pede isso. E a pandemia parece ter sido um alerta final para aqueles que ainda não tinham promovido essa mudança cultural – não só os conselhos de classe, mas a sociedade como um todo. Uma mudança que começa com a transformação digital, como você bem pontuou, que tem o propósito muito claro de aproximar e facilitar a vida das pessoas, de romper limites e tornar os contatos mais pessoais - e, por isso mesmo, mais efetivos. Depois desse choque que todos vivemos nesse ano, quem ainda não estiver despertado para essa nova realidade, não será ouvido, visto ou lembrado. Nem conseguirá cumprir com a missão que assumiu com seus pares.


No Paraná, o Crea está nessa jornada há algum tempo. Temos a entrada dos mais novos, mas temos também um compromisso com os que estão conosco há mais tempo. E entendemos que nosso papel, como conselho, é também inseri-los nessa nova forma de interagir e trabalhar. Por isso, a transformação cultural precisa ser sutil e abrangente, deve incluir todos, com etapas que possam atender a todos que estão ligados a nós, com a construção de degrau a degrau.


Criamos diversas soluções, ouvindo as necessidades de nossos profissionais registrados. Traçamos o planejamento estratégico da última gestão a partir de uma pesquisa de opinião, uma pesquisa que é refeita uma vez por ano para nos realinharmos com as expectativas dos profissionais. Temos também uma pesquisa de satisfação, para mais uma vez mostrarmos que há um conselho pronto a ouvir, redesenhar sua trajetória, e trabalhar pelos interesses das categorias que abrange. A partir das preocupações e soluções apontadas, trabalhamos com métodos ágeis, contatando as pessoas e desenvolvendo protótipos a partir das ideias apresentadas. O Crea interativo é uma solução que surgiu desse processo: criamos uma área de conversa restrita com o usuário do sistema a partir de uma demanda que tenha sido aberta por ele. Sempre que ele volta para interagir com o Conselho, seu histórico de conversas e trocas pode ser acessado. Além disso, o status de sua nova requisição fica disponível nesse mesmo ambiente. Quando detectamos uma insatisfação, acionamos a área responsável pelo processo mencionado para criar uma solução. E fazemos isso por um método que é um velho conhecido de todos: uma boa conversa por telefone, para entender o que de fato está acontecendo.


E por falar em boa conversa, capacitamos nossos atendentes para que a linguagem utilizada com nossos públicos seja sempre clara, objetiva, sem termos técnicos, com empatia.


Identificamos como nosso principal objetivo a aproximação e a satisfação dos profissionais que representamos. Sabemos que ainda não temos o cenário ideal, mas estamos trabalhando atentos para chegarmos a essa meta, trazendo todos conosco. E entendemos que estamos cumprindo bem esse papel, com uma eleição que teve 78% dos votos e também teve uma excelente votação para nosso candidato à Presidência do Confea e nossos colegas para Conselheiros Federais e para cargos na nossa Caixa de Assistência no Paraná.


Continuaremos trabalhando com esse conceito de construção participativa, reforçando o processo democrático que nos reconduziu à gestão deste conselho. Com a visão de ser reconhecido como organização referência em inovação, agilidade e modernidade, o Crea-PR segue nos próximos anos com o nosso compromisso de dar voz aos que estão dispostos a construir conosco um Conselho que pode ser melhor, dia após dia.


Acreditamos que digitalização e humanização não são vias contrárias, mas duas variáveis de uma equação que tem como resultados a satisfação de todos e a concretização de um futuro que já chegou.


Após uma primeira gestão com muitos desafios, ainda estou muito confiante e muito motivado para continuar minha trajetória e buscar, cada vez mais, termos um Sistema Profissional vigoroso e atuante, para que tenhamos benefícios para nossa Sociedade e nossos Profissionais.


Continuo confiante, convicto, firme e trabalhando para que a beleza do sonho de um futuro Sistema Profissional melhor se concretize.

Saudações Profissionais.

Eng. Ricardo Rocha

Presidente do Crea-PR, Gestão 2018-2020,

Reeleito para o período 2021-2023.

15 visualizações0 comentário